Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Município recebe mais de 1 milhão para aplicação em Unidade de Conservação Ambiental


Acontece nesta segunda-feira (17), às 09 horas, no auditório da Portonave, a assinatura de convênio entre o Terminal de Navegantes e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUMAN) para repasse da compensação ambiental que será aplicada na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal de Navegantes, localizado na Área de Proteção Ambiental Morro das Pedreiras. Esses recursos, decorrentes da implantação da empresa no município, serão aplicados na construção de um centro de visitação, mirante equipado de observatório para vista panorâmica da fauna e da flora e desenvolvimento de atividades como trilhas, arvorismo, rapel, tirolesa, entre outros.
De acordo com o superintendente da FUMAN, Paulo Celso Mafra, esta compensação ambiental é decorrente de uma Lei Federal, que determina que pelo menos 0,5% do valor do empreendimento seja aplicado na preservação ambiental. No caso de Navegantes, o valor repassado será de 1.157.000,00 (um milhão, cento e cinquenta e sete mil reais). “Esta compensação estava a disposição e seria utilizada em outra cidade, mas o conseguimos resgatar estes recursos para serem aplicados aqui no município, onde a empresa, no caso a Portonave, se instalou há cerca de seis anos,”, explica o superintendente.
Unidade de Conservação Ambiental
A Unidade de Conservação Ambiental Parque Natural de Navegantes possuía 147 mil metros quadrados de área preservada e hoje, com a compensação ambiental, vai passar para 200 mil metros quadrados. O parque é composto de vegetação nativa da mata atlântica em estágio médio e avançado, rica em fauna de aves, mamíferos e répteis.
O objetivo básico é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, que possibilitem a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, religioso e de aventura. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes pretende realizar outros convênios com as empresas de grande porte instaladas na cidade, para chegar a 1,5 milhões de metros quadrados de área preservada.
SERVIÇO:
- Assunto: Assinatura de convênio de Medida Compensatória entre Portonave e FUMAN
- Data: 17/12/2012
- Horário: 09 horas
- Local: Auditório da Portonave

Nenhum comentário:

Postar um comentário